sábado, 8 de outubro de 2011

"SUBSTITUIÇÃO” - UMA GRAVE ENFERMIDADE

Por Francisco de Assis Daher Pirola

Era a Casa Espírita dos sonhos. Patrimônio invejável. Reuniões concorridas. Freqüência predominante das classes mais abastadas. A ‘elite’ estava toda ali.

A equipe mediúnica, muito rigorosa, primava pelo ‘elevado nível de doutrinação’. Oradores e conferencistas, exigentes e minuciosos na erudição doutrinária, tornavam primorosas as conferências e palestras. No entanto, a sua melhor ‘atração’ era o ‘médium principal’, também o fundador, dirigente e administrador de todo o patrimônio. Enfim, a pessoa que decidia tudo por ali. Sem “ele”... nada feito.

Autor de psicografias, livros, mensagens avulsas, cartas de mortos, receituários sem fim, “ele” também era o responsável pelos fenômenos mediúnicos que ali aconteciam.

E a Casa crescia francamente, multiplicando seguidores e admiradores, firmando-se a cada dia como a ‘vitrine’ do Movimento na sua região. Requinte e auto-suficiência, por isso, eram regras gerais. E tudo parecia funcionar da melhor maneira possível.

Mas, como se diz, ‘um dia a casa cai’. Da noite para o dia a Verdade, como um vendaval implacável, desabou sobre a propalada instituição, atingindo-a qual se fora mero castelo de cartas. É que o ‘médium principal’, aquele que ‘sustentava tudo’, tornara-se alvo de sérias controvérsias. Não ficou ‘pedra sobre pedra’. Houve choro e ranger de dentes.

*  *  *
Conversava, dia desses, com um atento observador desses fatos, um aplicado estudioso da Doutrina, analisando o acontecido, para dele extrairmos a proveitosa, necessária, inevitável e indispensável lição.

 – Essa Casa foi acometida de uma grave enfermidade – diagnosticou o meu interlocutor.

 – Qual delas? – perguntei curioso.

 – A “substituição” – respondeu-me circunspecto.

 – Essa eu não conheço. Explique-se melhor – solicitei.

 – ‘Substituíram’ KARDEC pelo ‘médium principal’ – sentenciou.

 E nada mais foi dito nem lhe foi perguntado.
*  *  *
(Publicado originalmente em A Senda, Orgão informativo da FEEES -
Federação Espírita do Estado do Espírito Santo,
edição Ano 86. nº 95, abril / 2008, pág. 5.)
Imagem: www.google.com. Acesso em: 08/outubro/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário