TERRA: TRANSIÇÃO EVOLUTIVA PARA MUNDO DE REGENERAÇÃO

Por Francisco de Assis Daher Pirola
'...A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares...'
A transição ora vivida pela Terra, que está passando de "mundo de expiação e provas" para "mundo de regeneração", perdura na pauta de temas fervilhantes e continua provocando o interesse de adeptos das mais diversas vertentes do pensamento religioso, principalmente os espiritistas.

E os últimos acontecimentos, como desastres ecológicos, catástrofes, e outros que alcançam coletividades inteiras, com grande número de desencarnes, têm fomentado esse interesse.

Mas é preciso que se diga que tais acontecimentos, naturalmente associados à transição em curso, ocorre, segundo a Doutrina Espírita, porque os mundos também precisam evoluir, capacitando-se a receber as humanidades que também se renovam na sua caminhada evolutiva.

As transformações que esta geração assiste, portanto, fazem parte desse processo, que elevará a Terra a um grau superior no concerto dos mundos,  daí resultando melhor ambiente físico, moral e espiritual, para que nela possa habitar essa humanidade renovada.

O assunto é empolgante. Temos, na atualidade, a importante mensagem contida na obra "Transição Planetária", de autoria do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco (Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador - BA).

Há, igualmente, a teoria das crianças índigo e cristal, suscitada também por Divaldo Franco, em conferência com importantes revelações, disponível no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=cJzPVjF_ZgU).


Tanto um quanto o outro, são fontes que enriquecem muito essa temática.


Mas, importa-nos hoje, destacar o texto 
"A Geração Nova", de autoria de Allan Kardec, que transcrevemos a seguir, constante da sua grande obra "A Gênese", texto  esse que traz subsídios relevantes para o bom entendimento do assunto.

Portanto, um bom estudo e muita Paz!
🔹

A GERAÇÃO NOVA
Por Allan Kardec
"Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade.

Transformação

A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas.

Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem.

Muito menos, pois, se trata de uma nova geração corpórea, do que de uma nova geração de Espíritos. Sem dúvida, neste sentido é que Jesus entendia as coisas, quando declarava: «Digo-vos, em verdade, que esta geração não passará sem que estes fatos tenham ocorrido.» (*) Assim decepcionados ficarão os que contem ver a transformação operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos.

Transição

A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.

Têm idéias e pontos de vista opostos as duas gerações que se sucedem. Pela natureza das disposições morais, porém sobretudo das disposições intuitivas e inatas, torna-se fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.

Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.

O que, ao contrário, distingue os Espíritos atrasados é, em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos; a propensão instintiva para as paixões degradantes,para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de ciúme; enfim, o apego a tildo o que é material: a sensualidade, a cupidez, a avareza.

Desses vícios é que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que se obstinam em não emendar-se; porque são incompatíveis com o reinado da fraternidade e porque o contacto com eles constituirá sempre um sofrimento para os homens de bem. Quando a Terra se achar livre deles, os homens caminharão sem óbices para o futuro melhor que lhes está reservado, mesmo neste mundo, por prêmio de seus esforços e de sua perseverança, enquanto esperem que uma depuração mais completa lhes abra o acesso aos mundos superiores.

Não se deve entender que por meio dessa emigração de Espíritos sejam expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores todos os Espíritos retardatários. Muitos, ao contrário, aí voltarão, porquanto muitos há que o são porque cederam ao arrastamento das circunstâncias e do exemplo. Nesses, a casca é pior do que o cerne. Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos prejuízos do mundo corporal, eles, em sua maioria, verão as coisas de maneira inteiramente diversa daquela por que as viam quando em vida, conforme os múltiplos casos que conhecemos. Para isso, têm a auxiliá-los Espíritos benévolos que por eles se interessam e se dão pressa em esclarecê-los e em lhes mostrar quão falso era o caminho que seguiam. Nós mesmos, pelas nossas preces e exortações, podemos concorrer para que eles se melhorem, visto que entre mortos e vivos há perpétua solidariedade.

Renovação gradual

É muito simples o modo por que se opera a transformação, sendo, como se vê, todo ele de ordem moral, sem se afastar em nada das leis da Natureza. Sejam os que componham a nova geração Espíritos melhores, ou Espíritos antigos que se melhoraram, o resultado é o mesmo. Desde que trazem disposições melhores, há sempre uma renovação. Assim, segundo suas disposições naturais, os Espíritos encarnados formam duas categorias: de um lado, os retardatários, que partem; de outro, os progressistas, que chegam. O estado dos costumes e da sociedade estará, portanto, no seio de um povo, de uma raça, ou do mundo inteiro, em relação com aquela das duas categorias que preponderar.

Uma comparação vulgar ainda melhor dará a compreender o que se passa nessa circunstância. Figuremos um regimento composto na sua maioria de homens turbulentos e indisciplinados, os quais ocasionarão nele constantes desordens que a lei penal terá por vezes dificuldades em reprimir. Esses homens são os mais fortes, porque mais numerosos do que os outros. Eles se amparam, animam e estimulam pelo exemplo. Os poucos bons nenhuma influência exercem; seus conselhos são desprezados; sofrem com a companhia dos outros, que os achincalham e maltratam. Não é essa uma imagem da sociedade atual?

Suponhamos que esses homens são retirados um a um, dez a dez, cem a cem, do regimento e substituídos gradativamente por iguais números de bons soldados, mesmo por alguns dos que, já tendo sido expulsos, se corrigiram. Ao cabo de algum tempo, existirá o mesmo regimento, mas transformado. A boa ordem terá sucedido à desordem.

Partidas coletivas

As grandes partidas coletivas, entretanto, não têm por único fim ativar as saídas; têm igualmente o de transformar mais rapidamente o espírito da massa, livrando-a das más influências e o de dar maior ascendente às idéias novas.

Por estarem muitos, apesar de suas imperfeições, maduros para a transformação, é que muitos partem, a fim de apenas se retemperarem em fonte mais pura. Enquanto se conservassem no mesmo meio e sob as mesmas influências, persistiriam nas suas opiniões e nas suas maneiras de apreciar as coisas. Uma estada no mundo dos Espíritos bastará para lhes descerrar os olhos, por isso que aí vêem o que não podiam ver na Terra. O incrédulo, o fanático, o absolutista, poderão, conseguintemente, voltar com idéias inatas de fé, tolerância e liberdade. Ao regressarem, acharão mudadas as coisas e experimentarão a influência do novo meio em que houverem nascido. Longe de se oporem às novas idéias, constituir-se-ão seus auxiliares.

Regeneração

A regeneração da Humanidade, portanto, não exige absolutamente a renovação integral dos Espíritos: basta uma modificação em suas disposições morais. Essa modificação se opera em todos quantos lhe estão predispostos, desde que sejam subtraídos à influência perniciosa do mundo. Assim, nem sempre os que voltam são outros Espíritos; são com freqüência os mesmos Espíritos, mas pensando e sentindo de outra maneira. Quando insulado e individual, esse melhoramento passa despercebido e nenhuma influência ostensiva alcança sobre o mundo. Muito outro é o efeito, quando a melhora se produz simultaneamente sobre grandes massas, porque, então, conforme as proporções que assuma, numa geração, pode modificar profundamente as idéias de um povo ou de uma raça.

É o que quase sempre se nota depois dos grandes choques que dizimam as populações. Os flagelos destruidores apenas destroem corpos, não atingem o Espírito; ativam o movimento de vaivém entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, por conseguinte, o movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados. É de notar-se que em todas as épocas da História, às grandes crises sociais se seguiu uma era de progresso.

Renascimento

Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da Humanidade. A multiplicidade das causas de destruição constitui sinal característico dos tempos, visto que elas apressarão a eclosão dos novos germens. São as folhas que caem no outono e às quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a Humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm suas várias idades. As folhas mortas da Humanidade caem batidas pelas rajadas e pelos golpes de vento, porém, para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.

Para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades carentes de compensação, sem resultados aproveitáveis, pois que, na opinião deles, os aludidos flagelos aniquilam os seres para sempre. Para aquele, porém, que sabe que a morte unicamente destrói o envoltório, tais flagelos não acarretam as mesmas conseqüências e não lhe causam o mínimo pavor; ele lhes compreende o objetivo e não ignora que os homens não perdem mais por morrerem juntos, do que por morrerem isolados, dado que, duma forma ou doutra, a isso hão de todos sempre chegar.

Os incrédulos rirão destas coisas e as qualificarão de quiméricas; mas, digam o que disserem, não fugirão à lei comum; cairão a seu turno, como os outros, e, então, que lhes acontecerá? Eles dizem: Nada! Viverão, no entanto, a despeito de si próprios e se verão, um dia, forçados a abrir os olhos."🔵
_______________________
(KARDEC, Allan. A Gênese. 112ª ed. Rio [de Janeiro]:
FEB, 36ª ed.. 1992. Cap. XVIII: itens 27 a 35.)
Imagem: http://www.google.com/ . Acesso em: 22.11.02.
Formatação do texto, pelo editor do Blog.
(*)MT 24:34.
Formatação atualizada em: 25/setembro/2017.

58 comentários:

Anônimo disse...

A doutrina espírita é a única que dá uma explicação lógica e plausível para tudo que acontece na terra, inclusive as injustiças sociais, os defeitos físicos, enfim, pra tudo tem uma explicação. As demais pregam um
Deus de dupla personalidade: Perdoa o pior assassino, desde que ele aceite o Cristo como salvador e condena eternamente ao fogo um pecador simples, pelo simples fato de não aceitar o cristo. E como ficam as demais coisas? Eles dizem que é por culpa do homem.

Anônimo disse...

Olá,

Obrigado pela participação.

Saudações fraternas,

Francisco de Assis

Anônimo disse...

espero continuar na terra rs

Anônimo disse...

Olá,

Obrigado pela participação.

Estamos trabalhando hoje para, de fato, merecermos continuar reencarnando na Terra da Regeneração!

Muita Paz!

Francisco.

Unknown disse...

- ... do seu ego interior onde sua visão otica e apenas os seus valores individuais impondo suas disciplinas-

Anônimo disse...

Dá pra ver que estamos prestes a um grande acontecimento, o mundo nunca esteve tão tumultuado, nunca houveram tantos flagelos sociais, tanta desigualdade financeira e tanta criminalidade, alguns adeptos do espiritismo deduzem que o mau sempre se intensifica quando sabe que seu exílio será inevitável, portanto, aqueles que causam escândalos sem precendentes no mundo afora já estão com suas passagens de ida, a não ser que se redimam nos minutos finais.

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá,
Obrigado pela grata participação.
Muita Paz!
Francisco

Unknown disse...

Lastimável como as pessoas estão ligadas ao fanatismo religioso, ao materialismo e a evolução do próprio umbigo e esquecem de ler e aprender a tempo sobre sua evolução espiritual. É gratificante nos olharmos no espelho da fé raciocinada e perceber nossa mudança interior dia a dia. Obrigada a esta fonte divina de benevolência e amor que é o ESPIRITISMO!
Abraços Fraternos!
Aurea

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá, Aurea,

Obrigado pela relevante participação. Realmente, o Espiritismo é fonte de luzes e bênçãos para todos nós!
Muita Paz!
Francisco.

Mr marbordo disse...

Informações muito úteis Que chegue o mundo de regeneração

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá!

Muito obrigado pela participação!

Muita Paz!

Francisco.

Anônimo disse...

Quanto as novas gerações "regeneradoras", queria só falar sobre 'nós' jovens-adultos nascidos a partir do final dos anos 80 até aproximadamente 1997. Nasci em 1993, ainda vejo muitos jovens mal-caráter em minha geração, inclusive, a criminalidade veio aumentando entre 'nós' jovens, pelo lado positivo são pessoas que abraçam causas e se dispõem a sacrificar grandes coisas. Minha geração teve um contato intenso com o bullying, a sexualidade e as drogas; pelo lado positivo, essas são as pessoas que mais tiveram destaque em assuntos como a homofobia. Os jovens nascidos mais ou menos entre 1997-2006, ao meu ver, são muito mais receptivas e conectadas com estrangeiros e pessoas com crenças e valores morais diferentes. Mas o que mais me surpreende são as crianças nascidas entre 2007 até hoje por serem tão inteligentes, já nascem com uma maturidade mais refinada, parecem que vieram aqui para concretizar alguma grande missão.

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá,

Agradeço o comentário e fico feliz em saber que o texto promove positivas reflexões.

Muita Paz!

Francisco.

Unknown disse...

Não sei se acontece com vcs, mas comigo ao ler palavras tão belas e consoladoras sobre o mundo de regeneração, fico emocionadíssima. Sei que estamos caminhando para esse mundo, pelas coisas todas que teem acontecido. Que Lindo, Maravilhoso, Justo e Bom é o nosso PAI, que nos criou e nos fez jardineiros dos nossos próprios jardins. Plantamos e colhemos. Emoção!!!!!!!!!!!!!

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá, Ariadne.
Obrigado pela importante participação, Ressalto, com alegria, a força da Fé e da Esperança que você passa no seu comentário. Faço votos que essa força seja a Energia que a sustente em sua Caminhada.
Fraternalmente,
Francisco.

Unknown disse...

Sou espírita a vários anos e afirmo que é a única doutrina que faz sentido pra mim. Contudo, as vezes fico um pouco incrédulo a respeito da nova era de luz e prosperidade na terra. Só vejo o fanatismo religioso crescer, pseudo-igrejas que utilizam a fé para comércio, intolerância, corrupção. É difícil!!

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá, Rodrigo,

Tenhamos Fé e não nos deixemos levar pelo desânimo. Continuemos firmes, convictos e esperançosos. Façamos a nossa parte, porque, acima de tudo, Deus está no comando!

Obrigado pela participação.

Muita Paz!

Francisco

Anônimo disse...

Francisco,

Gostaria de tirar uma dúvida... existe algum planejamento do Plano Espiritual de quando essa transição irá se concluir? Eu já ouço sobre essa transição há um bom tempo e, no entanto, as coisas parecem estar cada vez piores e não vejo nenhuma mudança para melhor, principalmente no Brasil... Sei que não deveria acontecer, mas isso as vezes acaba até abalando minha fé... pois infelizmente não estou conseguindo ver essa transição acontecer e acabo as vezes duvidando que ela seja real...
Vivo diariamente esperando que algo BOM diferente aconteça que realmente confirme essa mudança e abra os olhos dos seres humanos... sei lá algo por exemplo como contatos com seres extraterrestres mais evoluídos (parece uma "viagem" mas tenho essa dúvida, isso acontecerá em um futuro próximo? Alguma informação concreta sobre isso? rs), entre outras coisas... mas nunca acontece nada... tudo na mesma... e as pessoas cada vez mais preocupadas apenas com dinheiro e coisas materiais...
Desculpe-me pelo desabafo... Eu sei que a principal mudança a ser feita está em nós mesmos... Mas é muito difícil conviver com tantas coisas ruins... Eu tenho uma sede de mudança muito grande (assim como outras pessoas que conheço, porém ainda muito pouco perto da esmagadora maioria que ainda está vivendo no materialismo exacerbado)
Não concordo com a maioria das atitudes dos homens... a grande maioria só pensa em dinheiro e coisas materiais (com raras exceções)... e sinto que isso as vezes acaba até atrapalhando minha vida particular... existem momentos nos quais não sei como agir diante de tantas coisas negativas... Me sinto deslocado as vezes... Só quero que as pessoas vivam na base do amor compreensão e caridade ... enfim vivam, de fato, como Jesus tentou nos ensinar...
Sinto que preciso dividir esse meu medo e insatisfação... quem sabe você ou alguém tenha uma palavra confortadora para mim (e para muitos que se sentem assim também atualmente)

Que Deus ilumine a todos nós!

Muita Paz!

Gabriel

Anônimo disse...

Prezado Gabriel,
Que Deus nos inspire agora e sempre!
Com sua mensagem, transporto-me às antigas paragens que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoou com a Sua Presença Imaculada, mais particularmente ao episódio da tempestade enfrentada pelos apóstolos, que, num momento de grande turbulência, “acordam” o Mestre, aparentemente “adormecido”, rogando ajuda.
Naquele momento, Jesus transmite profunda lição para todas as gerações – às daqueles dias e às de hoje – ao deplorar a falta de fé, de confiança, dos seus discípulos. Ao mesmo tempo, amainando a tempestade, deixa, para todos nós, a imagem inconteste da potência do seu Espírito Purificado, que paira, soberano, sobre os elementos.
É certo que a transição ora vivida nos traz intensa aflição e muito sofrimento, que está a nos exigir fé robusta e perseverança no Bem. Quais sentinelas preparadas para os grandes embates, somos “convocados” – agora – ao grande testemunho e, como se refere o Apóstolo Paulo, ao bom combate.
Nós, cristãos, sabemos que nada – em todos os universos – acontece sem a permissão de Deus, que, através das Potências Celestes, tudo comanda e a tudo provê. Porém, tudo de acordo com os seus insondáveis desígnios, em um tempo que não cabe à criatura humana inquirir.
Quanto aos chamados “Et’s”, que eu saiba, não há na literatura espírita de boa fonte nenhuma referência à presença física ou ostensiva, ou contatos com criaturas de outros planetas, como nos filmes de ficção.
Sabemos que “há muitas moradas na Casa do Pai”. A Doutrina dos Espíritos nos ensina que, na obra divina, o nada não existe, portanto, outras terras, outros sistemas, outras galáxias, todas, são moradas úteis para os filhos de Deus.
Também sabemos que o nosso planeta, numa etapa da sua evolução, recebeu a encarnação de Espíritos de outros sistemas, para nos ajudar na nossa evolução espiritual, conforme se pode estudar em “A Caminho da Luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier. Como também nos tempos atuais, conforme relata o Espírito Manoel P. de Miranda, em “Transição Planetária”, psicografado por Divaldo Franco.
Outra fonte importante, para resposta aos seus questionamentos, é o livro “A Gênese”, de Allan Kardec. Faça um estudo atento do Cap. XVIII – “São chegados os tempos”. Ajudará muito também, nesta hora, uma leitura cuidadosa do Cap. VI de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – “O Cristo Consolador”. Leia, igualmente, na Bíblia, Apocalipse, Cap. 19.
Prezado Gabriel, nosso Mestre Jesus, há milênios, vem nos preparando para esta hora, e ainda ecoa em nossos corações Sua Palavra Consoladora: “Bem-aventurados os que têm sede e fome de justiça”; “Não se turbe o vosso coração”; “Bem-aventurados os aflitos”.
Portanto, esta é a hora da confiança total nos desígnios de Deus. E Jesus, o Governador do planeta, ao contrário do que se pode pensar, não está adormecido em meio à tempestade que ora desaba sobre a Humanidade.
Particularmente, quanto ao Brasil, tenhamos plena e total confiança no Anjo Ismael, designado por Jesus como Guia Espiritual da nossa Pátria. Ele, sob as bênçãos do Altíssimo, auxiliado por inúmeras falanges de Espíritos Superiores, vela pelos destinos da Pátria do Cruzeiro.
Tenhamos coragem. Façamos, quanto possível, a nossa parte, em prol do equilíbrio geral. Não se sinta deslocado. Pelo contrário, seja “o homem no mundo” (v. E.S.E., cap. XVII, item 9), frutificando onde for plantado.
Ninguém pode deter a marcha do progresso (v. “O Livro dos Espíritos”, questão 781). Portanto, vigiar, orar, agir no Bem e aguardar, com otimismo e confiança, o momento aprazado por Deus, eis a mensagem!
Muita Paz!
Francisco.




Anônimo disse...

Francisco,
Agradeço DEMAIS sua atenção e sua linda e confortadora mensagem. Vou procurar ler os trechos dos livros indicados e tentar aumentar a minha fé. Não é fácil diante de tantas tribulações, mas também não é impossível, certo?
Que Deus lhe abençoe e que você possa continuar auxiliando mais e mais pessoas com lindas mensagens de paz como essa.
Muita Luz!
Gabriel

Anônimo disse...

Olá, Gabriel,

Obrigado pela fraterna manifestação e palavras que muito nos incentivam.Muita paz e que Deus estenda sempre Sua Misericórdia por acréscimo a todos nós.

Um abraço,
Francisco.

Anônimo disse...

Olá Francisco,

Gostaria de tirar mais uma dúvida contigo.
Eu li o trecho indicado do livro "A Gênese" e fiquei intrigado com algumas coisas.
O trecho fala exatamente o que acontece hoje em dia: "Os  poucos  bons  nenhuma  influência  exercem; seus conselhos são desprezados; sofrem com a companhia dos outros, que os achincalam e maltratam.  Não é essa uma imagem da sociedade atual?"
É exatamente essa a imagem da sociedade atual, porém o livro foi publicado em 1868, e até hoje continua assim, talvez até pior, pois a população global aumentou absurdamente desde então.

O trecho ainda diz que o momento é de transição: "A  época  atual  é  de  transição;  confundem-­se  os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares."
Porém, não consigo ver essa troca de gerações; mesmo que ela ocorra de forma gradual, como é citado no livro, desde quando ele foi publicado, no quesito moral, as coisas só pioraram na Terra (salvo raras exceções), os bons são cada vez mais oprimidos. Isso que não consego entender.

Peço desculpas por questionar mais uma vez sobre isso, é que costumo raciocinar bastante em cima de tudo que leio, e as vezes acabo sendo até um pouco chato rs... Porém acredito que não estou errado, pois o próprio Espiritismo nos diz que devemos ter uma fé raciocinada.

Agradeço desde já sua atenção,

Grande abraço,

Gabriel

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Prezado Gabriel,
Mais uma vez, obrigado pelo contato.
Louvo a sua busca por respostas. Quisera tê-las todas de pronto, mas, nem sempre, são possíveis.
Não podemos ter idéia de quantos Espíritos ainda aguardam, na Espiritualidade, o momento de reencarnar. Sabemos, no entanto, como se costuma dizer, que “a fila é grande”, pois o processo reencarnatório não é simples nem “automático”.
O que podemos depreender das leituras que fazemos é que, encarnados, não temos como“visualizar” tais mudanças, pois nosso tempo médio de vida, em torno de 80/90 anos, é insuficiente para vislumbrar o quadro geral.
Mas, por outro lado, o amigo há de concordar que, pelo menos nos últimos 2.000 anos, são visíveis grandes mudanças, com avanços consideráveis nos mais diversos segmentos da vida dos povos. O que não seria possível sem que houvesse a renovação anunciada pelos Espíritos Codificadores.
Apenas como exemplo, ressaltamos o grande desenvolvimento, e suas conseqüências decisivas para a Humanidade, na Medicina e na Informática. Não são frutos do trabalho de toda uma nova geração que aí está, trazendo progressos irreversíveis?
Neste momento em que lhe escrevo, o site Worldometers, por exemplo, que informa dados diversos em tempo real, registra, somente nesta data, mais de 180.000 nascimentos...e o contador do site não para.
Prezado Gabriel, espero ter contribuído de alguma forma, para amenizar a sua dúvida. É muito positiva a sua busca por mais conhecimento. Realmente, a Fé tem de ser irmã do Raciocínio. Mas continue confiante. A Luz da Regeneração não é uma promessa vazia, e há de se tornar concreta no “tempo de Deus”. Vigiemos e oremos!
Muita Paz!
Francisco.

Anônimo disse...

Boa tarde Francisco,

Mais uma vez lhe agradeço pelas palavras confortadoras. Só mais uma coisa, qual o seu conselho para que consigamos manter essa confiança na Regeneração? Como aumentar minha fé que constantemente é abalada devido a alguns fatos que acontecem?

Muita Paz!

Gabriel

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Prezado Gabriel,
Como já disse anteriormente, sou ainda um estudante do Espiritismo. Há respostas que são difíceis, mesmo com a maior boa-vontade em respondê-las. Fé, certeza e convicção são atitudes conquistadas, através dos tempos, na intimidade de nossa alma. E, nessa busca, chegamos a um ponto de saturação tal, que a certeza, a convicção brotam do nosso íntimo como um grito, um cântico de louvor, um reconhecimento da nossa pequenez ante o Poder Divino. Isso se dá, muitas vezes, numa situação adversa, de muita aflição, em que todas as opções são esgotadas, e, de repente, em resposta a um apelo sincero, a solução aparece. A Luz se faz.
Todas as noites nós nos recolhemos ao leito, para mais uma noite de sono. Dependendo da vida de cada um, é possível que percamos alguns minutos, ou longas horas, pensando nas nossas dificuldades, e como vamos resolver os desafios do dia seguinte. Pensamos em tudo, mas não nos preocupamos, por exemplo, se o dia vai amanhecer, se o sol vai nascer, se a Terra vai continuar girando, e assim por diante.
Pois é, agimos assim automaticamente. Ou seja, por instinto. Sabemos, com certeza, que “alguém” elaborou Leis Sábias e Imutáveis que mantêm os sistemas siderais funcionando. Seja você ateu, crente, incrédulo, indeciso, esteja você dormindo ou acordado, trabalhando ou em repouso, preocupado ou não, ou seja, independentemente do orgulho, da vaidade, da força ou da fraqueza do ser humano, essas Leis não param de funcionar. E como disse, você dorme sem se dar conta da grandiosidade do concerto universal. Você não se preocupa se as estrelas, as galáxias, os universos infindos estão parados ou funcionando enquanto dorme.Você simplesmente não se preocupa. Você dorme e confia!
Não sei qual o nome você daria a essa poderosa força que mantém a coesão do Cosmo. Pessoalmente, eu aceito, convicto, inclusive pela Lógica que embasa a Criação (que não é coisa do homem), o que contém a questão nº 01 de “O Livro dos Espíritos”: Pergunta de Kardec: “Que é Deus? Resposta dos Espíritos Codificadores: “[...] inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”.
Assim, Gabriel, o que eu quero lhe dizer, pedindo desculpas pelo desfiar do raciocínio, é que, no momento aprazado, em razão da Lógica contida nos mecanismos siderais, comandados por Deus, a Terra não só evoluirá para mundo de Regeneração, como também, numa próxima (e milenar) etapa, chegará à condição de Mundo Feliz.
Muita Paz!
Francisco.
Sugestão: Leia na Bíblia: Marcos, 11:20-24.

Anônimo disse...

Mais uma vez lhe agradeço pelas palavras Francisco! Seu raciocínio foi perfeito e me ajudou a enxergar algumas coisas.

Que Deus abençoe a nós todos.
Muita Paz!

Gabriel

Anônimo disse...

Mais uma vez lhe agradeço pelas palavras, Francisco! Seu raciocínio foi perfeito e me ajudou a enxergar algumas coisas.

Que Deus abençoe a nós todos.
Muita Paz!

Gabriel

BRASIL disse...

Quero agradecer pelo esclarecimento ,que por sinal muito oportuno neste período de transição que nos encontramos. Que os Bons Espíritos amigos possam nos inspirar e sustentar em nossa melhora interior para colaborar com nossos abnegados irmãos que estão nos auxiliando nesta transição Planetária . abraços a todos e muita Paz.

Drielly Mesquita disse...

Agradeço a Deus, primeiramente, por ter me mostrado texto tão esclarecedor e motivador. A cada dia tenho mais certeza e confiança nas promessas de tempos melhores. Apesar de tantas adversidades, creio estar cada vez mais certa de que nada é em vão e que tudo se ajustará no tempo certo. Espero poder contribuir, o mínimo que seja, para que o progresso do nosso planeta se dê o mais breve possível.

Obrigada por contribuir com seu texto e aos irmãos aqui que comentaram pela contribuição também.
Muita luz e paz a todos!

Anônimo disse...

Agradecemos aos prezadíssimos leitores e leitoras os comentários aqui inseridos. Todos são motivo de grande incentivo para levarmos adiante esta tarefa.
Obrigado e
Muita Paz!
Francisco.

Anônimo disse...

Caro Irmão Francisco...bastante elucidativa as explicações de transição de nosso planeta!!!

Anônimo disse...

Nasci em 92. Vi muita gente inclinada ao vício, mas percebi que na minha turma do colégio, entre 54 alunos outros 4 são inclinados ao altruísmo. Hoje, são meus grandes amigos e da maneira que podemos, melhoramos o ambiente ao nosso redor. Tenha paciência, e sejamos todos nós os agentes regeneradores da terra.

Gratidão.. disse...

Sabemos que estamos aqui ao lado de nossos semelhantes para nos melhorar. E nítido os acontecimentos de hoje. Falar de melhorias, falar de um novo mundo me faz querer ser melhor. E e inexplicável nos ntimento de paz que isso traz em mim. Já presenciei situações únicas, que se falar aqui e difícil se acreditar. Mas só tenho agradecimento, gratidão pelo merecimento. Paz e bem a todos..

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá,
Obrigado pela fraterna manifestação.
Muita Paz!

Anônimo disse...

Por que tudo é tão difícil? Por que as pessoas são tão difíceis? Não seria mais fácil se passássemos pelas pessoas e pudéssemos cumprimenta-las sem que isso fosse de outro mundo? As pessoas serem mais carinhosas uns com os outros, mais gentis. Será que estou enlouquecendo pois pra mim isso seria natural mas acabo me entristecendo todos os dias quando me deparo com pessoas mau educadas, que não sabem dar um sorriso sincero sequer. Me ajude, parece que me falta ar.

Anônimo disse...

Isso que acontece com você, também já aconteceu comigo. Atualmente procuro enxergar as pessoas como crianças grandes.Realmente seria maravilhoso se nos cumprimentássemos uns aos outros como irmãos que somos, mas, como a Terra é ainda um mundo de expiação, as pessoas são como são, atrasadas e pessoas mais evoluídas se sentem tristes ou deslocadas quando em contato com pessoas que não sabem exercer a prática da gentileza. Mas tenha confiança num amanhã melhor. Não sofra por isso, pois um dia todos nos cumprimentaremos como irmãos que somos! FELIZ 2016!

Unknown disse...

Eu sempre amei o espiritismo,e tenho muita confiança em Deus e nos seus enviados,e pincipalmente na espiritualidade superior.adore essa reportagem,esclarece bastante somente o espiritismo pode nos esclarecer e tirar as nossas duvidas.

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá! Agradeço, sensibilizado, às simpáticas e bem-vindas manifestações. Neste espaço, não posso me estender muito.Por isso, solicito a gentileza da releitura, na matéria acima, do item "Renovação Gradual".
Muita Paz e Feliz 2016.
Mais uma vez, muito obrigado!
Francisco.

Anônimo disse...

A doutrina é o alicerce para a renovação íntima do ser. Basta atender o pedido do espírito quando ele acontecer ou ir ao encontro voluntariamente.

Anônimo disse...

Obrigada por estas lindas mensagens, sou evangélica mas tenho me rendido a esses textos, muito esclarecedor.

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Prezada Leitora,

Sensibilizado, agradeço à simpática manifestação. Fico muito feliz, pois entendemos que Deus é para todos nós.
Muita Paz!
Francisco.

Cristina disse...

Olá pra todos.
Desde criança aguardo por um mundo melhor.Hoje me sinto muito feliz, porque estou viva pra ver essa transformação,e já consigo percebe-la.Meu filho de 16 anos me confirma isso.Vejo nele e tb em seus amigos e amigas,outras condutas q vão mudar às relações. Não estamos sós.Tudo q li aqui me foi muito útil.Abraço a todos.

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá Cristina,

Ficamos felizes também. Muito obrigado.

Muita Paz!

Francisco.

Socorro Cunha disse...

Boa tarde! Gostaria imensamente que você me esclarecesse uma coisa: Quantos estágios de evolução tem um planeta? Estamos atualmente em "Provas e Expiações", vamos evoluir em breve para "Regeneração" e mais tarde para "Mundo Feliz". Ainda tem mais? Obrigada!"

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Olá, Socorro Cunha,

É com grande satisfação que respondo o seu comentário. Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. III, item 3., Kardec trata das "Diferentes categorias de mundos habitados"; e, no item 17., ele fala:"Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes". Nessas referências, ressaltamos as expressões "'mundos habitados', e 'mundos felizes'.Sugerimos a leitura do Cap. III, citado,para informações mais completas.

Muito obrigado pela simpática manifestação e
Muita Paz,

Francisco.

Unknown disse...

Desde que tive essa visão, tenho tido alguns contatos fisicos com espiritos, nao sei, que me seguram na cama, tapam minha boca e fico imóvel com o corpo tremendo mas so cheguei a enxergar uma vez e tinha a silhueta de um homem mas da cor branca como se fosse fumaça. A unica coisa que eu consigo ou conseguia fazer era gemer e assim acordar o meu pai. Ele dizia sangue de jesus tem poder e entao esses negocios me soltavam.
Tem uns dois anos que nao acontece mais. Tive cerca de 5 experiencias fisicas dessas. Porem nao tive medo.

Unknown disse...

Isso tem a ver com a data limite de Chico Xavier????

Leonardo disse...

A doutrina espirita explica tudo o que é inexplicável de forma absolutamente inteligente e sensata, tudo faz sentido, tudo se encaixa perfeitamente.

Anônimo disse...

Boa tarde! Algumas vezes a gente pensa isso mesmo. Vendo o mundo caótico, chegamos por momentos a duvidar que isso um dia vai melhorar. Mas aí me lembro da época de Jesus. Era predito que o reino de Deus viria ao mundo. E naquele tempo também havia o caos, muito pecado, violência, etc, etc.E no entanto, no meio daquele caos, veio Jesus, com seu reino de amor. Desta feita, é de se acreditar que no meio do Caos há de vir a luz. E não será de um dia para o outro, mas numa sequência lógica como tem sido na natureza. Primeiro a semente, depois o broto, depois a plantinha adulta, depois a flor e depois o fruto e depois de novo a semente. Quando se crê em Deus, justo e bom, não se é permitido descrer da vida. Em meio ao caos e o predomínio do violento, há almas boas e elas nos fazem crer num mundo melhor. Paz e luz a todos. E que Deus nos fortaleça a fé a esperança.

Unknown disse...

PARA A TERRA PODER EVOLUIR, PODEMOS PRIMEIRAMENTE PERDOAR AOS QUE NOS OFENDEM, ISSO ISSO É ENTENDER QUE SÃO PESSOAS TRISTES QUE PRECISAM DE AMOR E PERDÃO. PARA AJUDARMOS A TERRA A EVOLUIR OUTRA OPÇÃO É RESPEITAR IGUALMENTE TODAS AS CRENÇAS, ESCREVO ISSO POIS LI ALGUNS COMENTÁRIOS QUE NÃO VIERAM DE ALGUÉM QUE RESPEITE OUTRAS ESCOLHAS, E ACHO ESTE FATO REALMENTE MUITO TRISTE.

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Oi, Carolina,

Muito obrigado pela simpática manifestação.

Muita Paz.

Francisco.

Anônimo disse...

Partindo de uma visão central que Todos Somos Um Só,Um é o Todo,Todo se torna Um,representando uma Raça chamada humana,sendo esse humano alimentado por espirito ( energia),sendo o universo infinito,no meu ponto de observação analiso da seguinte forma,isso é uma ilusão real,e quem conseguir despertar deve ajudar os outros em lembra de quem realmente são,e assim despertar em massa aconteceria,mas alem disso o Todo está em tudo,quem iria despertar então alem do Todo,sendo apenas um espirito universal divido em pequenas unidades,gostaria que acrescentasse sua observação super relevante

LauroRM disse...

Lendo esse texto, muito bem explicado por sinal, não é difícil entender o porque da atual sociedade serem cada vez mais individualistas. O que vemos são seres torcendo pela desgraça alheia, é só olhar as redes sociais. Além desse estudo sobre a transição, sugiro para quem não sabe, que leiam sobre o Brasil coração do mundo, Pátria do evangelho, que trará uma nova raça humana, e o nosso país será o celeiro do mundo, justamente por isso. Vale a pena ler e conhecer.

Anônimo disse...

Qual é o maior avanço que alguém pode ter evolutivamente?

Francisco de Assis Daher Pirola disse...

Prezado (a) Leitor (a),

Em ‘O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec interroga, na questão 625:


- “Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? ”. Segue-se a resposta mais curta e mais objetiva de toda a obra:

- “Jesus.”.

E Kardec acrescenta:

“Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.”.

Agradecemos, com muita alegria, a sua manifestação.

Muita Paz,
Francisco.

Anônimo disse...

Primeiro se diz: "A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas". Depois - "As grandes partidas coletivas, entretanto, não têm por único fim ativar as saídas; têm igualmente o de transformar mais rapidamente o espírito da massa, livrando-a das más influências e o de dar maior ascendente às idéias novas". Há controvérsias nestes parágrafos e no contexto do que se espera para "limpeza" da humanidade. É fato que só teremos uma humanidade melhor quando os "reticentes no mal" continuarem por aqui, mas todo este modelo de transição poderá levar décadas dado o estágio atual do planeta os acontecimentos atuais. Vivemos sob o risco de uma guerra nuclear e não sabemos qual seria o resultado disto. Pelas palavras atribuídas a Chico Xavier, 2019 será uma data decisiva para humanidade. De qualquer forma que cada um faça sua parte, pois não há outra forma de conduzir-se para o futuro.

Anônimo disse...

Concordo como foi dito aqui nessa pagina, que estamos passando por uma transiçao de mundos. Acredito que o mundo de regeneracão nao sera um mundo ausente de maldade,mas que talvez a maioria sera de gente de bem, assim como nao acredito que chegara em toda a terra, mas sim em algumas regioes, paises, igual é hoje em relação desenvolvimento social e condiçoes de vida das pessoas. Portanto por esse ponto de vista nao acredito que o Brasil fara parte do mundo de regeneraçao.

Unknown disse...

Muito bom o texto! Assustador também, porque nos da a certeza que somente nossa transformação interior, nos salvará para que possamos retomar para esse mundo maravilhoso!!!!!

Postar um comentário