quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ORDEM E PROGRESSO



 “[…] Engrandeçamos a pátria no cumprimento do dever pela ordem, e traduzamos a nossa dedicação mediante o trabalho honesto pela sua grandeza! […]”¹

Destaca-se no Pavilhão Nacional, a tremular nos céus da abençoada Pátria Brasileira, o dístico – ORDEM E PROGRESSO – como convite permanente ao engrandecimento da Pátria pelo cumprimento do dever, pela ordem e pela dedicação ao trabalho honesto.

O cumprimento do “dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados. […]”.²

O engrandecimento da Pátria pela ordem é o ato de indicar, com autoridade, de que modo se devem fazer ou dispor as coisas; é a boa administração; é a regularidade; é o modo conveniente de se portar ou proceder; é a disciplina, a paz, a tranquilidade, o modo de ser.

É no cumprimento do dever que a ordem é praticada, que o homem trabalha, que o progresso se desenvolve e o bem-estar da humanidade se engrandece.

É do trabalho que advêm as descobertas, os empreendimentos úteis, a ascensão individual e coletiva. Dever e trabalho promovem a ascensão do ser humano, da coletividade e da Nação.

Quando os valores são aferidos, indicando necessidade de mudanças comportamentais para que a Pátria progrida e ofereça condições ao trabalho honesto, sincero e produtivo, sejamos aqueles que reconhecem a responsabilidade dos deveres, conforme orienta a consciência, a buscar no trabalho, na solidariedade, na união e na tolerância o crescimento individual e coletivo da Pátria.

Dever e trabalho são palavras de ordem para o engrandecimento, mas, sobretudo, para cumprir o convite permanente – ORDEM E PROGRESSO – que tremula, ao sabor do bafejo dos ventos, nos céus deste grandioso e abençoado Brasil!
REFERÊNCIAS:
1 XAVIER, Francisco C. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho. Pelo Espírito Humberto de Campos. 34. ed. 6. imp. Brasília: FEB, 2014. Esclarecendo, p. 13.
2 KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 131. ed. 4. imp. (Edição Histórica.) Brasília: FEB, 2014. cap.17, it. 7, p 237-238.
*  *
Editorial publicado na revista "Reformador",  de setembro/2015, editada pela Federação Espírita Brasileira (FEB, Brasília-DF).
*  *  *
Fonte:http://www.souleitorespirita.com.br/
reformador/noticias/ordem-e-progresso/.Acesso em: 31/agosto/2015.
Imagem: www.google.com. Acesso em: 01/setembro/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário