segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NÃO JULGAR ... NÃO SER JULGADO



"[...] É preciso estabelecer um link, um poderoso circuito de forças, com os Benfeitores Espirituais que nos guiam diariamente, o que nos proporcionará intuição mais clara e, por consequência, melhor discernimento, resultando em atitudes firmes e centradas na vida diária. [...]"

A Mensagem do Homem Tristeque reproduzimos em postagem de 29.11.2011, recebida por Chico Xavier há 50 anos (11/11/1961), mas de indiscutível atualidade, nos conduz a sérias reflexões, principalmente quanto ao julgar pelas aparências.

Levamos uma vida muito atribulada, correria sem fim, verdadeira ‘Fórmula 1’.

'Reunidos' nos engarrafamentos da vida, estamos, na verdade, sempre distantes, comunicando-nos, muitas vezes, através de sinais nem sempre amistosos. Nas ruas, para mantermos a agenda 'em dia', caminhamos vertiginosamente, ipad e celular à toda, olhando sem ver, escutando sem ouvir, alheios, muitas vezes, ao que se passa à nossa volta.

Na insegurança em que vivemos - é preciso reconhecer - não é fácil a convivência, apesar do jeito brasileiro de ser. É um problema. Leva ao isolamento do ser humano, que se torna cada vez mais seletivo e equidistante na vivência com o próximo.

Não queremos filosofar, apenas ressaltar a inevitabilidade a que somos levados, ao paradoxo que não quer calar.

Somos todos irmãos. Precisamos uns dos outros na luta pela sobrevivência. Não podemos prever em que momento vamos depender de alguém, ou de quem dependeremos ─ conhecido ou desconhecido? ─ num dado momento de nossa existência. Mas, não raras vezes, nos vemos tolhidos no dever de confraternizar, socorrer, simplesmente ouvir, enfim, nos doar na abreviação ou no lenitivo do sofrimento alheio.

E nos perguntamos: algum dia, por alguma razão, se formos nós o ‘homem triste’? E se for uma pessoa muito querida, com a qual perdemos contato há muitos anos, o que não é raro? E se...? E se...?

A mensagem de Meimei, portanto, nos convida à meditação, à responsabilidade, à vigilância, e ─ por que não? ─ a um reordenamento da vida que levamos, para que não percamos contato com o Plano Divino, com a Espiritualidade. Mesmo sob a pressão que a luta diária nos impõe.

É preciso estabelecer um link, um poderoso circuito de forças, com os Benfeitores Espirituais que nos guiam diariamente, o que nos proporcionará intuição mais clara e, por consequência, melhor discernimento, resultando em atitudes firmes e centradas na vida diária.

Essa ligaçãoou religação (religare = religião) -  é que vai também nos capacitar para a vivência do amor ao próximo, e nos permitirá estender o olhar à vida que brota, incessante, à nossa volta, e, diante do homem triste, promover a verdadeira Caridade, livrando-nos da omissão.
O Editor.
*  *  *
Imagem: www.google.com.
Acesso em 28/novembro/2011.
Formatação e texto  atualizados em 03.05.2013. 
Destaques: pelo editor do Blog..

Nenhum comentário:

Postar um comentário