quinta-feira, 25 de abril de 2019

CAMINHOS RETOS

Pelo Espírito André Luiz
Tempo sem desperdício.
Trabalho sem desânimo.
Estudo sem cansaço.
Oração sem inércia.
Alimentação sem abuso.
Tranqüilidade sem preguiça.
Alegria sem desordem.
Distração sem vício.
Fé sem fanatismo.
Disciplina sem violência.
Firmeza sem arrogância.
Amor sem egoísmo.
Ajuda sem paga.
Realização sem jactância.
Perdão sem exigência.
Dificilmente libertar-nos-emos da ilusão que nos confunde a vida, se fugirmos de palmilhar esses caminhos retos, rumo à Imortalidade Triunfante.🔵
___________________
(Do livro “Ideal Espírita”. Autores Diversos. Psicografia de Waldo Vieira.
7ª Ed. Uberaba-MG. CEC. 1973. Lição nº 58. p.143/144.)
Imagem: www.google.com. Acesso em: 16/setembro/2012.
Formatação atualizada em: 25/abril/2019.

O "NÃO" E A LUTA

Pelo Espírito Emmanuel
'...O “sim” pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o “não”, em determinados setores da luta humana, é mais construtivo...'
Ama, de acordo com as lições do Evangelho, mas não permitas que o teu amor se converta em grilhão, impedindo-te a marcha para a vida superior.
Ajuda a quantos necessitam de tua cooperação, entretanto, não deixes que o teu amparo possa criar perturbações e vícios para o caminho alheio.
Atende com alegria ao que te pede um favor, contudo, não cedas à leviandade e à insensatez.
Abre portas de acesso ao bem-estar aos que te cercam, mas não olvides a educação dos companheiros para a felicidade real.
Cultiva a delicadeza e a cordialidade, no entanto, sê leal e sincero em tuas atitudes.
O “sim” pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o “não”, em determinados setores da luta humana, é mais construtivo.
Satisfazer a todas as requisições do caminho é perder tempo e, por vezes, a própria vida.
Tanto quanto o “sim” deve ser pronunciado sem incenso bajulatório, o “não” deve ser dito sem aspereza.
Muita vez, é preciso contrariar para que o auxílio legítimo se não perca; urge reconhecer, porém, que a negativa salutar jamais perturba. O que dilacera é o tom contundente no qual é vazada.
As maneiras, na maior parte das ocasiões, dizem mais que as palavras.
“Seja o vosso falar: sim, sim; não, não”, recomenda o Evangelho. Para concordar ou recusar, todavia, ninguém precisa ser de mel ou de fel. Bastará lembrarmos que Jesus é o Mestre e o Senhor não só pelo que faz, mas também pelo que deixa de fazer.🔵

“Mas seja o vosso falar: sim, sim; não, não.” – Jesus. (Mateus, 5:37.)
________________
Do livro "Pão Nosso", de Emmanuel,
psicografado por Chico Xavier. Lição nº.80. 16ª Ed. FEB. 1994.)
Imagem: www.google.com . Acesso em:25/jul./2013.
Destaques do texto: pelo editor do Blog.
Formatação atualizada em: 25/abril/2019.

CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA

O CODIFICADOR 

Hippolyte León Denizard Rivail (Allan Kardec) - 1804 - 1869

"O trabalho de Allan Kardec não foi somente o de codificar os ensinos dos Espíritos; é preciso enfatizar a sua condição de autor, ou co-autor, da Codificação Espírita. A elaboração do Espiritismo expressa o pensamento de Kardec e da Falange do Espírito de Verdade, pois sabemos que Espíritos Superiores têm uma sintonia e interação tão perfeitas que podem falar uns com os outros.(SCHUBERT, Suely Caldas. http://www.febnet.org.br/: Acesso em: 30/SET/2010.

ESPIRITISMO
"É a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo." (Allan Kardec - 'O Evangelho Segundo o Espiritismo').

ESPIRITUALISMO
"Usa-se em sentido oposto ao de materialismo, crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é a base de todas as religiões."(Allan Kardec - ' O Livro dos Médiuns').

LIVROS DA CODIFICAÇÃO
O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese; e Obras Póstumas.

CONCEITOS DE ALLAN KARDEC

Textos selecionados pelo Espírito André Luiz no livro 
"Evolução em Dois Mundos".Pág. 14. FEB, 17ª ed.

■ “A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada.” (“O Livro dos Espíritos” — página 127. FEB, 25ª edição.)
■ "No conhecimento do perispírito está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis." (“O Livro dos Médiuns” — página 61. FEB, 23ª edição.)
■ "O Espiritismo mostra que a vida terrestre não passa de um elo no harmonioso e magnífico conjunto da Obra do Criador." (“O Evangelho Segundo o Espiritismo” — página 54. FEB, 46ª edição.)
■ "No intervalo das existências humanas o Espírito torna a entrar no mundo espiritual, onde é feliz ou desventurado segundo o bem ou o mal que fez." (“O Céu e o Inferno” — página 30. FEB, 17ª edição.)
■ "O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação. (“A Gênese” — página 20. FEB, 12ª edição.)
DEUS

1.Há um Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

A prova da existência de Deus temo-la neste axioma:
Não há efeito sem causa. Vemos constantemente uma imensidade de efeitos, cuja causa não está na Humanidade, pois que a Humanidade é impotente para produzi-los, ou, sequer, para os explicar. A causa está acima da Humanidade. É a essa causa que se chama Deus, Jeová, Alá, Brama, Fo-Hi, Grande Espírito, etc.
Tais efeitos absolutamente não se produzem ao acaso, fortuitamente e em desordem. Desde a organização do mais pequenino inseto e da mais insignificante semente, até a lei que rege os mundos que circulam no Espaço, tudo atesta uma idéia diretora, uma combinação, uma previdência, uma solicitude que ultrapassam todas as combinações humanas. A causa é, pois, soberanamente inteligente.

2. Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente,
soberanamente justo e bom.

Deus é eterno. Se tivesse tido começo, alguma coisa houvera existido antes dele, ou ele teria saído do nada, ou, então, um ser anterior o teria criado. É assim que, degrau a degrau, remontamos ao infinito na eternidade.
É imutável. Se estivesse sujeito à mudança, nenhuma estabilidade teriam as leis que regem o Universo.
É imaterial. Sua natureza difere de tudo o a que chamamos matéria, pois, do contrário, ele estaria sujeito às flutuações e transformações da matéria e, então, já não seria imutável.
É único. Se houvesse muitos Deuses, haveria muitas vontades e, nesse caso, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.
É onipotente, porque é único. Se ele não dispusesse de poder soberano, alguma coisa ou alguém haveria mais poderoso do que ele; não teria feito todas as coisas e as que ele não houvesse feito seriam obra de outro Deus.
É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas mais mínimas coisas como nas maiores e essa sabedoria não permite se duvide nem da sua justiça, nem da sua bondade.

3. Deus é infinito em todas as suas perfeições.

Se supuséssemos imperfeito um só dos atributos de Deus, se lhe tirássemos a menor parcela de eternidade, de imutabilidade, de imaterialidade, de unidade, de onipotência, de justiça e de bondade, poderíamos imaginar um ser que possuísse o que lhe faltasse, e esse ser, mais perfeito do que ele, é que seria Deus.🔵
__________________
(KARDEC, Allan. Obras Póstumas. Tradução de Guillon Ribeiro. 26ª. ed. Rio[de Janeiro]:FEB. 1993: Primeira Parte; Profissão de Fé Espírita Raciocinada; §1º - Deus. pág. 31.)
Imagem: Disponível em:www.google.com.
Destaques pelo Editor do Blog.
Formatação atualizada em:24/abril/2019.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

O HOMEM NO MUNDO

Cristo Redentor - Rio - Brazil
'..Sede joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que provém de uma consciência limpa..'
Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos.
Purificai, pois, os vossos corações; não consintais que neles demore qualquer pensamento mundano ou fútil.
Elevai o vosso espírito àqueles por quem chamais, a fim de que, encontrando em vós as necessárias disposições, possam lançar em profusão a semente que é preciso germine em vossas almas e dê frutos de caridade e justiça.
Não julgueis, todavia, que, exortando-vos incessantemente à prece e à evocação mental, pretendamos vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da sociedade onde estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa época, como devem viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às frivolidades do dia, mas sacrificai com um sentimento de pureza que as possa santificar.
Sois chamados a estar em contacto com espíritos de naturezas diferentes, de caracteres opostos: não choqueis a nenhum daqueles com quem estiverdes. Sede joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que provém de uma consciência limpa, seja a vossa ventura a do herdeiro do Céu que conta os dias que faltam para entrar na posse da sua herança.
Não consiste a virtude em assumirdes severo e lúgubre aspecto, em repelirdes os prazeres que as vossas condições humanas vos permitem. Basta reporteis todos os atos da vossa vida ao Criador que vo-la deu; basta que, quando começardes ou acabardes uma obra, eleveis o pensamento a esse Criador e lhe peçais, num arroubo d’alma, ou a sua proteção para que obtenhais êxito, ou a sua bênção para ela, se a concluístes.
Em tudo o que fizerdes, remontai à Fonte de todas as coisas, para que nenhuma de vossas ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus.
A perfeição está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas, os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado. Unicamente no contacto com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo de praticá-la.
Aquele, pois, que se isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta. (E.S.E. - Cap. V, nº 26.)
Não imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis e cubrais de cinzas. Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos sede, segundo as necessidades da Humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem. Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa.Um Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)🔵
_______________
(Texto de “O Evangelho Segundo O Espiritismo”,
de Allan Kardec, Cap. XVII, item 10.)
Imagem: Foto de Ivo Gonzalez - o Globo.
Acesso em 12/outubro/2011.
Formatação atualizada em: 24/abril/2019.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

FILME 'KARDEC': LANÇAMENTO EM 16 DE MAIO EM TODO BRASIL


O filme 'Kardec' será lançado em 16 de maio em todo o Brasil.
___________
Imagens e texto www.febnet.org.br
Acesso em: 18/abril/2018.

'ABORTO, DIGA NÃO'

Há mais de 20 anos a FEB divulga a campanha permanente “Em Defesa da Vida” com material que traz orientações dos Espíritos sobre muitos temas importantes em nosso contexto social. A temática aborto torna-se cada vez mais relevante de ser refletida, diante de debates atuais sobre a sua descriminalização no Brasil. Para possibilitar ainda mais a divulgação da Campanha Em defesa da vida contra o aborto, a FEB lançou uma Cartilha que apresenta fundamentos obtidos das principais fontes espíritas, contendo ainda diversos argumentos e embasamentos jurídicos sobre a proteção da vida humana e o respeito dos direitos naturais do homem, como o de viver.

Baixe aqui a cartilha para conhecer seu conteúdo. Contamos com a sua divulgação.
_________
Texto e imagem: Campanha da FEB-Federação Espírita Brasileira.
Acesso www.febnet.org.br , em 18/abril/2019.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

AS TESTEMUNHAS


Pelo Espírito Emmanuel
'...Em toda parte da Terra, o discípulo respira rodeado de grande nuvem de testemunhas espirituais, que lhe relacionam os passos e anotam as atitudes...'
Este conceito de Paulo de Tarso merece considerações especiais, por parte dos aprendizes do Evangelho.  
Cada existência humana é sempre valioso dia de luta – generoso degrau para a ascensão infinita – e, em qualquer posição que permaneça, a criatura estará cercada por enorme legião de testemunhas. Não nos reportamos tão-somente àquelas que constituem parte integrante do quadro doméstico, mas, acima de tudo, aos amigos e benfeitores de cada homem, que o observam nos diferentes ângulos da vida, dos altiplanos da espiritualidade superior.  
Em toda parte da Terra, o discípulo respira rodeado de grande nuvem de testemunhas espirituais, que lhe relacionam os passos e anotam as atitudes, porque ninguém alcança a experiência terrestre, a esmo, sem razões sólidas com bases no amor ou na justiça 
Antes da reencarnação, Espíritos generosos endossaram as súplicas da alma arrependida, juízes funcionaram nos processos que lhe dizem respeito, amigos interferiram nos serviços de auxílio, contribuindo na organização de particularidades da luta redentora... Esses irmãos e educadores passam a ser testemunhas permanentes do tutelado, enquanto perdura a nova tarefa e lhe falam sem palavras, nos refolhos da consciência. Filhos e pais, esposos e esposas, irmãos e parentes consanguíneos do mundo são protagonistas do drama evolutivo. Os observadores, em geral, permanecem no outro lado da vida.  
Faze, pois, o bem possível aos teus associados de luta, no dia de hoje, e não te esqueças dos que te acompanham, em espírito, cheios de preocupação e amor.🔵
“Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão
grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço.” 
– Paulo. (Hebreus, 12:1.)
________________________________
(Do livro "Pão Nosso", de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier.
Lição nº.76. 16ª Ed. FEB. 1994.)
Imagem: www.google.com. Acesso em:19/agosto/2016.
Destaques do texto: pelo Editor do Blog.
Formatação atualizada em: 08/abril/2019.

terça-feira, 2 de abril de 2019

AMIGO DE LUZ

Sempre que puder,
Doe um abraço,
Demonstre o quanto ama,
E crie este laço.

Se há amor é porque há de amar...
Crendo que nada é por acaso,
Dúvida nenhuma restará.

O exemplo mais sublime
É a abnegação
Do nosso Amigo querido,
Nosso irmão de coração.

Há muito Ele espalhou
Por aqui uma lição:
Caridade não é só virtude
É também nossa missão.

Como filhos desse mestre
Que há muito nos conduz,
Exerçamos o trabalho no Bem
A exemplo de Jesus!
Isabela Cristina Pirola Lube
🔷
em 04/10/2013, e aqui reproduzido com autorização da autora.)
Imagem: www.google.com . Acesso em: 13/outubro/2013.
Atualização em:02/abril/2019.