segunda-feira, 1 de junho de 2015

A GRANDE SEMEADURA DO AMOR

"[...] o enfrentamento do mal começa no firme propósito de permitir que o Bem floresça primeiramente em nós [...]"

Neste momento, o mundo – podemos até dizer, o nosso planeta – enfrenta uma verdadeira tempestade de provações, nas mais variadas escalas e proporções. Sofrimento e adversidade assolam a Terra de um modo geral, sem que alguém possa dizer-se ou achar-se poupado. Revoluções geológicas brutais e mudanças extremas do clima trazem muita dor, na esteira de consequências impensáveis e imprevisíveis. E, como se não bastasse esse panorama apocalíptico, ainda nos confrontamos, não raramente, com o pior lado da criatura humana − o egoísmo, o orgulho, o caráter violento, o desinteresse pela vida humana −  contribuindo para esse quadro de sombras.

Dizer que podemos enfrentar esse cenário desolador em toda a sua extensão seria hipocrisia, mas também não podemos ficar omissos ou incapacitados diante dos acontecimentos.

Ansiamos – e muito – por um mundo melhor, em que a paz seja perene, e no qual as criaturas possam cultivar o melhor de si, construindo uma nova terra.

Como fazer?

No capítulo da multiplicação dos pães, Jesus saciou a fome dos que O ouviam, utilizando como elemento-base "cinco pães e dois peixes" (Lucas 9:13).

Seguindo esse exemplo milenar, podemos, hoje, utilizar todo o nosso potencial num encadeamento positivo de atitudes, mentes e corações, como nas grandes calamidades, quando o poder da solidariedade movimenta toneladas de suprimentos para os atingidos.

Esse entrelaçamento poderoso, no entanto, deve partir do plano individual e expandir-se para o coletivo. Assim como um solitário grão de trigo que se junta a outro à sua volta e, multiplicando-se, torna a ligar-se a outros grãos, num autoplantio ininterrupto, cuja magnitude não deixe terreno para o mal.

Como no episódio da multiplicação bíblica, seria a grande semeadura do Amor cobrindo a “multidão de pecados” (1 Pedro 4:8).

Sejamos, portanto, nesta hora de rude transição, esse humilde mas valoroso grão de trigo, sem nos esquecermos, porém, de que o enfrentamento do mal começa no firme propósito de permitir que o Bem floresça primeiramente em nós, para que possa produzir frutos à nossa volta.
Muita Paz!
Espíritos Protetores.
Guarapari-ES, 31 de maio de 2015.
*  *  *
Imagem: www.google.com. Acesso em: 31/maio/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário