quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O BOM SENSO

Allan Kardec nasceu em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804

"Outubro assinala a data natalícia de Hyppolyte Léon Denizard Rivail, o inolvidável Allan Kardec. Ao ensejo do mês em que o Movimento Espírita promove inúmeros eventos evocativos da vida e obra do Codificador, torna-se oportuna a reflexão sobre a relação entre estudo, prática e difusão, adotada na Seara Espírita.

A legitimação e a validação das ações para fazer jus à adjetivação espírita indubitavelmente se fundamentam nas Obras Básicas e há importante conceito lembrado por Emmanuel: “‘Espírita’ deve ser o nome de teu nome [...]”.1

Na homenagem feita por Camille Flammarion a Kardec, durante o sepultamento do seu corpo, ele o denominou “o bom senso encarnado”.2

A referência é extremamente sugestiva para a atualidade do Movimento Espírita, pois aponta para o esforço coletivo no sentido de se consolidar as ações em geral de maneira coerente com as Obras Básicas do Codificador.

Seja a efeméride evocativa do nascimento de Rivail um estímulo e motivação para que a Doutrina Espírita encontre eco em todos nós – dirigentes e colaboradores dos vários níveis de ação do Movimento Espírita –, balizando a coerência das práticas e da difusão com os princípios espíritas. Aí reside “o bom senso” dos espíritas!
**
1XAVIER, Francisco C. Religião dos espíritos. Pelo Espírito Emmanuel. 22. ed. 3. imp. Brasília: FEB, 2013.cap. Doutrina espírita.
2KARDEC, Allan. Obras póstumas. Trad. Evandro Noleto Bezerra.  Rio de Janeiro: FEB, 2009.cap. Discurso pronunciado junto ao túmulo de Kardec por Camille Flammarion, p. 38."

*  *  *
Texto: Editorial de 'Reformador on line' - Ano 131- nº 2215- outubro 2013-
(http://www.febnet.org.br/). Acesso em 03/outubro/2013.
Imagem: www.google.com. Acesso em: 03.10.2013.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia mais sobre Kardec em:
---------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário