segunda-feira, 15 de julho de 2013

LIVROS DOS SENTIMENTOS

Antonio Cesar Perri de Carvalho*

"Neste ano, dois romances marcantes do Espírito Emmanuel – Renúncia e Ave, Cristo! completam, respectivamente, 70 e 60 anos de lançamento pela FEB.

Os chamados romances históricos de Emmanuel têm seus enredos assentados em episódios do Cristianismo. O próprio autor não é a figura central nos dois romances ora homenageados.

Ave, Cristo!  Desenvolve-se em momentos iniciais da difusão do Cristianismo pelas Gálias, na região da cidade de Lyon, e com etapas em terras da Campânia e na capital do império romano. Destacam-se os exemplos de Ápio Corvino, de irmão Corvino, Basílio, Lívia e dificuldades da personalidade Taciano. Ao final, este e seu pai reencarnado (Quinto Varro/Quinto Celso), são sacrificados em Roma e surge o estandarte com a saudação tocante: “ – Ave, Cristo! os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam!”(1)

Na apresentação de Renúncia o Autor Espiritual comenta: “Este é um livro de sentimento, para quem aprecie a experiência humana através do coração.” (2) Nos séculos XVII e XVIII a personagem central Alcione é o marco de dedicação, persistência e acima de tudo de renúncia. Neste livro aparece o trabalho evangelizador de padre Damiano e os diálogos entre ele e a jovem citada, sobre o estudo do Evangelho, o que serviu de inspiração para que um grupo de estudiosos do Evangelho, liderados por Honório Onofre Abreu iniciasse um estudo aprofundado do Novo Testamento.

Consideramos que os grandes exemplos de renúncia da personagem Alcíone são comparáveis aos de Quinto Varro em “Ave-Cristo!” e dos que entregaram suas vidas sob a égide do clamor “Ave, Cristo!”(3)

Entendemos como muito oportuna a leitura, estudo e reflexão sobre os dois livros, pois a dedicação e renúncia dos cristãos primitivos se repetiram em outros momentos de nossa Civilização, em personificações nobres e altaneiras. O Espírito de Verdade define que a Sabedoria humana reside em duas palavras: “A abnegação e o devotamento são uma prece contínua e encerram em ensinamento profundo.(4)

O pano de fundo dos dois romances é o Cristianismo e os enredos transbordam de emoções e sentimentos humanos. Ambos são muito úteis para os momentos difíceis de nossos tempos, em que a grande tarefa é a concretização das propostas cristãs com a compreensão aplicada pela Doutrina Espírita.
1. XAVIER, Francisco Cândido. Ave Cristo! Pelo Espírito Emmanuel. Ave Cristo!, p. 8, Ed. FEB.
2. XAVIER, Francisco Cândido. Renúncia. Pelo Espírito Emmanuel. Velhas Recordações, p. 8, Ed. FEB.
3. Editorial. Reformador, Abril de 2013, on line:
http://www.sistemas.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/?id=348
4. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 8, Ed.FEB."


*  *  *
(*) O autor é presidente da Federação Espírita Brasileira.
Texto e imagens disponíveis no Portal FEB. Acesso em: 15/julho/2013.Destaques: pelo Editor do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário