segunda-feira, 24 de julho de 2017

RECONHECER-SE

Espírito André Luiz

Não se menospreze. Eduque-se.
Não se marginalize.Trabalhe.
Não apenas administre.Obedeça.
Não apenas mande. Faça.
Não condene. Abençoe.
Não reclame. Desculpe.
Não desprimore. Dignifique.
Não ignore. Estude.
Não desajuste. Harmonize
Não rebaixe. Eleve.
Não escravize. Liberte.
Não ensombre. Ilumine.
Não se lastime. Avance.
Não complique. Simplifique.
Não fuja. Permaneça.
Não dispute. Conquiste.
Não estacione. Renove.
Não se exceda. Domine-se.
Lembre-se: todos nós em tudo, dependemos de Deus, mas os empresários de nosso êxito, em qualquer ocasião, seremos sempre nós mesmos.🔵

_____________________________
(Do livro ‘Respostas da Vida’. Espírito André Luiz.
Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Ed. 05/1975. Lição nº 12.).
Fonte: http://www.autoresespiritasclassicos.com/. Acesso:14/fevereiro/2016.
Formatação atualizada em: 18/julho/2017.

domingo, 23 de julho de 2017

HOMENS DE FÉ

Pelo Espírito Emmanuel

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.” – Jesus. (Mateus, 7:24.)

Os grandes pregadores do Evangelho sempre foram interpretados à conta de expressões máximas do Cristianismo, na galeria dos tipos veneráveis da fé; entretanto, isso somente aconteceu quando os instrumentos da verdade, efetivamente, não olvidaram a vigilância indispensável ao justo testemunho.

É interessante verificar que o Mestre destaca, entre todos os discípulos, aquele que lhe ouve os ensinamentos e os pratica. Daí se conclui que os homens de fé não são aqueles apenas palavrosos e entusiastas, mas os que são portadores igualmente da atenção e da boa-vontade, perante as lições de Jesus, examinando-lhes o conteúdo espiritual para o trabalho de aplicação no esforço diário.

Reconforta-nos assinalar que todas as criaturas em serviço no campo evangélico seguirão para as maravilhas interiores da fé. Todavia, cabe-nos salientar, em todos os tempos, o subido valor dos homens moderados que, registrando os ensinos e avisos da Boa Nova, cuidam, desvelados, da solução de todos os problemas do dia ou da ocasião, sem permitir que suas edificações individuais se processem longe das bases cristãs imprescindíveis.

Em todos os serviços, o concurso da palavra é sagrado e indispensável, mas aprendiz algum deverá esquecer o sublime valor do silêncio, a seu tempo, na obra superior do aperfeiçoamento de si mesmo, a fim de que a ponderação se faça ouvida, dentro da própria alma, norteando-lhe os destinos.🔵

_________________________________________
(Do livro "Pão Nosso", de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier.
Lição nº 09. 16ª Ed. FEB. 1994.)
Imagem: www.google.com. Acesso em: 08/abril/2013.
Destaques pelo editor do Blog.
Formatação atualizada em:15/julho/2017.

sábado, 22 de julho de 2017

SUGESTÕES NO CAMINHO



Espírito André Luiz


'...O tempo é ouro,
mas o serviço é luz...'

Lamentar-se por quê?... Aprender sempre, sim.
Cada criatura colherá da vida não só pelo que faz, mas também conforme esteja fazendo aquilo que faz.
Não se engane com falsas apreciações acerca de justiça, porque o tempo é o juiz de todos.
Recorde: tudo recebemos de Deus que nos transforma ou retira isso ou aquilo, segundo as nossas necessidades.
A humildade é um anjo mudo.
Tanto menos você necessite, mais terá.
Amanhã será, sem dúvida, um belo dia, mas para trabalhar e servir, renovar e aprender, hoje é melhor.
Não se iluda com a suposta felicidade daqueles que abandonam os próprios deveres, de vez que transitoriamente buscam fugir de si próprios como quem se embriaga para debalde esquecer.
O tempo é ouro, mas o serviço é luz.
Só existe um mal a temer: aquele que ainda exista em nós.
Não parar na edificação do bem, nem para colher os louros do espetáculo, nem para contar as pedras do caminho.
A tarefa parece fracassar? Siga adiante, trabalhando, que, muita vez é necessário sofrer, afim de que Deus nos atenda à renovação.🔵
___________________________
(Do livro 'Sinal Verde', Espírito André Luiz, psicografado por
Francisco Cândido Xavier. Ed. Comunhão Espírita Cristã.
2011.Uberaba MG. 57ª reimpressão da ed. original.Lição nº 34.)
Imagem: MakeSwweet. Acesso em:07/maio/2016.
Destaques: do Blog. Formatação atualizada em:18/julho/2017.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

EVANGELHO E MEDIUNIDADE

Espírito André Luiz
'...O Evangelho, assim, não é o livro de um povo apenas, mas o Código de Princípios Morais do Universo, adaptável a todas as pátrias, a todas as comunidades, a todas as raças e a todas as criaturas...'
A prática da mediunidade não está somente na passagem do Mestre entre os homens, junto dos quais, a cada hora, revela o seu intercâmbio constante com o Plano Superior, seja em colóquios com os emissários de alta estirpe, seja em se dirigindo aos aflitos desencarnados, no socorro aos obsessos do caminho, mas também na equipe dos companheiros, aos quais se apresenta em pessoa, depois da morte, ministrando instruções para o edifício do Evangelho nascente.
No dia de Pentecostes, vários fenômenos mediúnicos marcam a tarefa dos apóstolos, mesclando-se efeitos físicos e intelectuais na praça pública, a constituir-se a mediunidade, desde então, em viga mestra de todas as construções do Cristianismo, nos séculos subseqüentes.
Em Jesus e em seus primitivos continuadores, porém, encontramo-la pura e espontânea, como deve ser, distante de particularismos inferiores, tanto quanto isenta de simonismo. Neles mostram-se os valores mediúnicos a serviço da Religião Cósmica do Amor e da Sabedoria, na qual os regulamentos divinos, em todos os mundos, instituem a responsabilidade moral segundo o grau de conhecimento, situando-se, desse modo, a Justiça Perfeita, no íntimo de cada um, para que se outorgue isso ou aquilo, a cada Espírito, de conformidade com as próprias obras.
O Evangelho, assim, não é o livro de um povo apenas, mas o Código de Princípios Morais do Universo, adaptável a todas as pátrias, a todas as comunidades, a todas as raças e a todas as criaturas, porque representa, acima de tudo, a carta de conduta para a ascensão da consciência à imortalidade, na revelação da qual Nosso Senhor Jesus-Cristo empregou a mediunidade sublime como agente de luz eterna, exaltando a vida e aniquilando a morte, abolindo o mal e glorificando o bem, a fim de que as leis humanas se purifiquem e se engrandeçam, se santifiquem e se elevem para a integração com as Leis de Deus.🔵
 ________________________
(‘Mecanismos da Mediunidade’ (XII livro da Coleção),
ditado pelo Espírito André Luiz, com psicografia de
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, editado
pela Federação Espírita Brasileira, 7ª edição/1983,
cap. XXVI, págs. 187/188.).
Imagem: www.google.com. Acesso em: 20/julho/2017.

ASSUNTOS DE TEMPO

Pelo Espírito André Luiz
'...Quem diz que o tempo traz apenas desilusões, é que não tem feito outra cousa senão iludir-se...'
Se você já sabe quão precioso é o valor do tempo, respeite o tempo dos outros para que as suas horas sejam respeitadas.
Recorde-se de que se você tem compromissos e obrigações com base no tempo, acontece o mesmo com as outras pessoas.
Ninguém evolui, nem prospera, nem melhora e nem se educa, enquanto não aprende a empregar o tempo com o devido proveito.
Seja breve em qualquer pedido.
Quem dispõe de tempo para conversar sem necessidade, pode claramente matricular-se em qualquer escola a fim de aperfeiçoar-se em conhecimento superior.
Trabalho no tempo dissolve o peso de quaisquer preocupações, mas tempo sem trabalho cria fardos de tédio, sempre difíceis de carregar.
Um tipo comum de verdadeira infelicidade é dispor de tempo para acreditar-se infeliz.
Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitará você para realizar maravilhas.
Observe quanto serviço se pode efetuar em meia hora.
Quem diz que o tempo traz apenas desilusões, é que não tem feito outra cousa senão iludir-se.🔵
___________________________
(Do livro 'Sinal Verde', Espírito André Luiz, psicografado por
Francisco Cândido Xavier. Ed. Comunhão Espírita Cristã.
2011.Uberaba MG. 57ª reimpressão da ed. original.Lição nº 21.)
Imagem: www.google.com. Acesso em: 07/maio/2016.
Formatação atualizada em:20/julho/2017.

terça-feira, 18 de julho de 2017

DINHEIRO

Pelo Espírito Emmanuel
'... O dinheiro não significa um mal. Todavia, o apóstolo dos gentios nos esclarece que o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males...'
Paulo não nos diz que o dinheiro, em si mesmo, seja flagelo para a Humanidade.

Várias vezes, vemos o Mestre em contacto com o assunto, contribuindo para que a nossa compreensão se dilate. Recebendo certos alvitres do povo que lhe apresenta determinada moeda da época, com a efigie do imperador romano, recomenda que o homem dê a César o que é de César, exemplificando o respeito às convenções construtivas. Numa de suas mais lindas parábolas, emprega o símbolo de uma dracma perdida. Nos movimentos do Templo, aprecia o óbolo pequenino da viúva.

O dinheiro não significa um mal. Todavia, o apóstolo dos gentios nos esclarece que o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males. O homem não pode ser condenado pelas suas expressões financeiras, mas, sim, pelo mau uso de semelhantes recursos materiais, porquanto é pela obsessão da posse que o orgulho e a ociosidade, dois fantasmas do infortúnio humano, se instalam nas almas, compelindo-as a desvios da luz eterna.

O dinheiro que te vem às mãos, pelos caminhos retos, que só a tua consciência pode analisar à claridade divina, é um amigo que te busca a orientação sadia e o conselho humanitário. Responderás a Deus pelas diretrizes que lhe deres e ai de ti se materializares essa força benéfica no sombrio edifício da iniquidade!🔵
“Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e, nessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Paulo. (1ª EPÍSTOLA A TIMÓTEO, capítulo 6, versículo 10.) 
_________________________________
(Do livro “Caminho, Verdade e Vida”, de Emmanuel,
psicografado por Chico Xavier, 14ª Ed.FEB.1990. Lição n° 57.)
Imagem: www.google.com. Acesso em:02/maio/2013.
Destaques: pelo editor do Blog.
Formatação atualizada em: 15/julho/2017.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

EM SILÊNCIO

Pelo Espírito Emmanuel

'...o servidor sincero do Cristo fala pouco e constrói, cada vez mais, com o Senhor, no divino silêncio do espírito...'

Se sabes, atende ao que ignora, sem ofuscá-lo com a tua luz. 
Se tens, ajuda ao necessitado, sem molestá-lo com tua posse. 
Se amas, não firas o objeto amado com exigências. 
Se pretendes curar, não humilhes o doente. 
Se queres melhorar os outros, não maldigues ninguém. 
Se ensinas a caridade, não te trajes de espinhos, para que teu contacto não dilacere os que sofrem. 
Tem cuidado na tarefa que o Senhor te confiou. 
É muito fácil servir à vista. Todos querem fazê-lo, procurando o apreço dos homens. 
Difícil, porém, é servir às ocultas, sem o ilusório manto da vaidade. 
É por isto que, em todos os tempos, quase todo o trabalho das criaturas é dispersivo e enganoso. Em geral, cuida-se de obter a qualquer preço as gratificações e as honras humanas. 
Tu, porém, meu amigo, aprende que o servidor sincero do Cristo fala pouco e constrói, cada vez mais, com o Senhor, no divino silêncio do espírito... 
Vai e serve. 
Não te dêem cuidado as fantasias que confundem os olhos da carne e nem te consagres aos ruídos da boca. 
Faze o bem, em silêncio. 
Foge às referências pessoais e aprendamos a cumprir, de coração, a vontade de Deus.🔵

🔹
"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos do Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus." - Paulo. (EFÉSIOS, 6:6.)
_________________________
("Vinha de Luz" - Edição internet baseada na
14ª edição FEB - lição n.º 4, pág.10 . )
Imagem: www.morguefile.com. Acesso em:19/dezembro/2014.
Formatação atualizada em: 14/julho/2017.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

O "NÃO" E A LUTA

Pelo Espírito Emmanuel

'... O “sim” pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o “não”, em determinados setores da luta humana, é mais construtivo...'
Ama, de acordo com as lições do Evangelho, mas não permitas que o teu amor se converta em grilhão, impedindo-te a marcha para a vida superior.
Ajuda a quantos necessitam de tua cooperação, entretanto, não deixes que o teu amparo possa criar perturbações e vícios para o caminho alheio.
Atende com alegria ao que te pede um favor, contudo, não cedas à leviandade e à insensatez.
Abre portas de acesso ao bem-estar aos que te cercam, mas não olvides a educação dos companheiros para a felicidade real.
Cultiva a delicadeza e a cordialidade, no entanto, sê leal e sincero em tuas atitudes.
O “sim” pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o “não”, em determinados setores da luta humana, é mais construtivo.
Satisfazer a todas as requisições do caminho é perder tempo e, por vezes, a própria vida.
Tanto quanto o “sim” deve ser pronunciado sem incenso bajulatório, o “não” deve ser dito sem aspereza.
Muita vez, é preciso contrariar para que o auxílio legítimo se não perca; urge reconhecer, porém, que a negativa salutar jamais perturba. O que dilacera é o tom contundente no qual é vazada.
As maneiras, na maior parte das ocasiões, dizem mais que as palavras.
“Seja o vosso falar: sim, sim; não, não”, recomenda o Evangelho. Para concordar ou recusar, todavia, ninguém precisa ser de mel ou de fel. Bastará lembrarmos que Jesus é o Mestre e o Senhor não só pelo que faz, mas também pelo que deixa de fazer.🔵

“Mas seja o vosso falar: sim, sim; não, não.” – Jesus. (Mateus, 5:37.)
🔹
__________________________________
(Do livro "Pão Nosso", de Emmanuel, psicografado
 por Chico Xavier. Lição 80. 16ª Ed. FEB. 1994.)
Imagem: www.google.com. Acesso em:08/abril/2013.
Destaques pelo editor do Blog.
Formatação atualizada em: 06/julho/2017.

sábado, 1 de julho de 2017

SALMO 91 - 'SOB A SOMBRA DO ALTÍSSIMO'


O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada.
Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.
Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.🔵
___________________
Fonte:http://www.bibliaonline.com.br/
Acesso em: 19/outubro/2010.
Imagem: www.google.com .Acesso em: 19/outubro/10.
Formatação atualizada em 01.07.2017.