quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FÉ E CULTURA


Pelo Espírito Emmanuel
(Paris, França, 23, Agosto, 1965.)

"...Na sementeira da fé, aprendamos a ouvir com
serenidade para falar com acerto..."

Indubitavelmente, nem sempre a fé acompanha a expansão da cultura, tanto quanto nem sempre a cultura consegue altear-se ao nível da fé.

Um cérebro vigoroso pode elevar-se a prodígios de cálculo ou destacar-se nos mais entranhados campos da emoção, portas a dentro dos valores artísticos, sem entender bagatela de resistência moral diante da tentação ou do sofrimento. De análogo modo, um coração fervoroso é suscetível das mais nobres demonstrações de heroísmo perante a dor ou da mais alta reação contra o mal, patenteando manifesta incapacidade para aceitar os imperativos da perquirição ou os requisitos do progresso.

A ciência investiga.

A religião crê.

Se não é justo que a ciência imponha diretrizes à religião, incompatíveis com as suas necessidades do sentimento, não é razoável que a religião obrigue a ciência à adoção de normas, inconciliáveis com as suas exigências do raciocínio.

Equilíbrio ser-nos-á o clima de entendimento, em todos os assuntos que se relacionem à fé e à cultura, ou estaremos sempre ameaçados pelo deserto da descrença ou pelo charco do fanatismo.

Auxiliemo-nos mutuamente.

Na sementeira da fé, aprendamos a ouvir com serenidade para falar com acerto.

Diz o Apóstolo Paulo: “acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.” É que para chegar à cultura, filha do trabalho e da verdade, o homem é naturalmente compelido a indagar, examinar, experimentar e teorizar, mas, para atingir a fé viva, filha da compreensão e do amor, é forçoso servir. E servir é fazer luz.
*
“Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.”
 Paulo. (Romanos, 14:1
 *  *  *
(Do livro “Entre irmãos de outras terras". Autores Diversos.
Psicografias de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
1ª Ed. FEB. 1966. Lição nº 26 [psicografia de Francisco C. Xavier]. I parte. p.87/88.)
Imagem: www.morguefile.com. Acesso em: 16/novembro/2012.
Formatação atualizada em: 04/fevereiro/2016.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente reflexão! Já que somos responsáveis pelos conceitos e energias que propagamos, se não conhecemos algo, é preciso ter humildade para perguntar, ou vontade de estudar mais sobre assunto.
Maria Nazareth

Anônimo disse...

Olá, Maria Nazareth,

Obrigado pela importante participação.

Muita Paz!

Francisco.

Postar um comentário